Deus criou o universo? Resposta: Não!

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar."

Autor Conhecido, mas não consigo escrever corretamente o nome dele

Hoje de manhã perguntaram-me se acredito que Deus tenha criado o universo e tudo que nele há. De impulso, com meus valores e princípios cristãos ocidental, quase respondi imediatamente que sim, mas aí parei para pensar (e olha que eu pensando é uma raridade e, apenas em poucos momentos consigo fazer isto...). Continuando, respondi que não, Deus não criou o universo. Espantados vieram me questionar e discordaram com inúmeros argumentos afirmando que eu estava enganado. Para todos eles, Deus criou tudo. Os argumentos eram tantos, que nem tive a oportunidade de me explicar. De fato, dizer que Deus ou qualquer ser superior tenha criado os céus e terras e tudo que existe, existiu ou vai existir é uma afirmação equivocada e, por que não errada.

Há diversos séculos, filósofos, cientistas, religiosos e leigos tentam, em vão, entender a origem da vida e a questão Deus é um desafio, por comodidade humano, visto que é prático aceitar as convenções modernas acerca de qualquer assunto e não questionar o que é despejado em nossas cabeças.

Voltando ao motivo que me levou a responder que Deus não criou o universo e por conseguinte tudo que nele há, pura e simplesmente por uma questão gramatical: o verbo conjugado em tempo incorreto. Aceitar que Deus criou e pronto acabou é ignorância. Dizer que Deus fez é ledo engano, porque se ele é, como se acredita, a força movedora e criadora de tudo é impossível aceitar ou afirmar que ele tenha parado de criar, até mesmo os artistas quando perdem a inspiração costumam fazendo algo, mesmo que somente rabiscos, o que diria de um Deus que o mundo ocidental julga e crê que é perfeito?

Portanto, se for para acreditar na criação divina é preferível e mais coerente afirmar que Deus não criou nada, ele está criando, em todos os momentos, tudo que existe, já existiu ou existirá. Se o universo está em movimento e tudo que nele existe, em constantes modificações é coerente afirmar que tudo está sendo criado. Pode parecer bobeira e implicância, mas muitas vezes erramos por um verbo mal conjugado. Por isso, de hoje em diante pense duas vezes antes de afirmar que alguém fez algo, pode ser que ainda esteja fazendo...

Comentários

  1. Muito relevante o seu posicionamento. Falar de Deus é sempre instigante e prazeroso. Me lembrei em algumas partes do seu texto do filósofo Heráclito que dizia que tudo flui, tudo está em constante devir(mudança).

    Argumento forte esse: "Portanto, se for para acreditar na criação divina é preferível e mais coerente afirmar que Deus não criou nada, ele está criando, em todos os momentos, tudo que existe, já existiu ou existirá".

    ResponderExcluir
  2. Você foi bem, digamos, corajoso ao colocar seu posicionamento diante de tantas pessoas que acreditam cegamente em algo.
    Mas o melhor, acredito eu, é pensar, questionar. Por quê? Algumas pessoas se contentam com as respostas já criadas, mas eu não, e acho que você também...

    De qualquer forma, gostei de ler sua posição sobre o assunto.

    Parabéns pelo blog =D

    ResponderExcluir
  3. Sempre e bom opinioes diferentes, todos tem o direito de expressar, as coisas do seu ponto de vista, o seu deve ser bastante diferente de muitas outras pessoas, mais foi muito bem colocado, e argumentado!! Abraço

    ResponderExcluir
  4. O universo pra mim foi e está sendo criado por Deus. Quando digo "foi" no passado, entendam que houve uma espécie de "Start" em algum momento que ficou prá traz antes do NADA...
    Quando digo "está" no presente, entendam que o Criador nunca para, nem descança, interage o tempo todo com todos. Então Alam, eu até concordo com voce em partes. Respeito e admiro seu raciocínio. Mas me coloco assim diante ao fato: DEUS O UNIVERSO E TUDO fazem parte de um "eterno agora" e o TEMPO COMO ENTENDEMOS é nosso fator complicante, exatamente porque como quase tudo que nos cerca é RELATIVO.
    Orlando Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Claro que Deus criou o universo Faz uma explosão e vê se cria algo.

    ResponderExcluir
  6. voce vai tomar no cu desgracado....foi deus que fez o universo

    ResponderExcluir
  7. seu imbecil .. hipócrita, sem logica e sem nasa .. vai se fuder e tomar no olho de seu CÚ... DEUS TE PERDOA PQ NAO SABE QUE TU FAZ .. SEU DESGRAÇADP VC SEM CONHECIMENTO ,.. É PAU NO CU MESMO

    ResponderExcluir
  8. Entendo seu modo de pensar, voce esta certo, nao podemos aceitar o que nos dizem temos que buscar nossas respostas.Em nenhum momento Deus nos cobrou a vida que nos deu de graça nem que acreditassemos nEle, por isso nos deu o livre arbítrio.Acredito na criaçao divina, porque se voce parar e olhar para um bebe, ja pode ver o quao DIVINO é o dom da vida que Deus nos deu, o crescimento, a perfeiçao da natureza, o ciclo da vida, da agua, o instinto dos animais e o ser humano, que hoje com tantas "descobertas" nem parece mais a criaçao de Deus.Acredite no que quiser, é um direito seu.Eu acredito que o meu Pai que esta no ceu me observando me criou e me conhece desde o ventre da minha mae e vai voltar pra me buscar em breve, quando? nao sei, mas espero nEle.Se nao existir a vida eterna,o ceu e o inferno voce esta certo e quando eu morer tudo vai se acabar pra sempre, pra nos dois, nao perco nada, mas se existir?Eu vou pra la...e voce?Pense nisso, e fica com Deus porque, acredite ou nao, Ele te conhece melhor que voce mesmo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sentimento Neutro

Eclesiástico: A alegria do coração é a vida do homem