domingo, 6 de setembro de 2009

Deus e o Dinheiro

Parece até provocação, mas não é. O tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2010 será Economia e Vida. Já o lema do próximo ano será: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c).

Com o duelo em rede nacional entre Globo e Record, o acúmulo de tesouros na Terra foi apontado por aquela emissora, criticando o uso de dinheiro proveniente de doações de fiéis de determinada instituição religiosa, que para a Globo é mantenedora e dona da Record e faz uso de “brechas” nas leis, além de supostas fraudes.

Pois bem, esta disputa já está enchendo a paciência dos expectadores da TV aberta ou não, porque o duelo já repercute na internet, jornais, revistas, rádio, microondas, mp3, 4, etc., mas talvez em 2010 esta discussão volte a tona, uma vez que já está definido o lema e lema da CF-2010, e o assunto é “perigoso” na nossa sociedade capitalista: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, ou seja, não acumulem tesouro na terra (pra não dizer que quem serve ao dinheiro automaticamente é aliado ao outro carinha com D, o demônio).

Enfim, não é provocação, mas...

Em 2010 a campanha será ecumênica. Vamos ver como vai ser a adesão das igrejas. Mas de cara, pelo menos no meu humilde ponto de vista, a campanha apresenta um erro. O VOCÊS do lema dá uma ideia de “ ‘Tô tirando meu corpo fora, sejam vocês!”, talvez, o mais sensato fosse a mudança do trecho bíblico para o seguinte:

“Nós não podemos servir a Deus e ao dinheiro”. Afinal, quando NÓS usamos a primeira pessoa, entende que quem fala está incluso! Deste modo, a frase sai do imperativo e vira um lema mais concreto!

9 comentários:

  1. A Globo desce o sarrafo na Universal, por motivações econômicas. A Universal e outras igrejas evangélicas-dinheiristas podem até ser consideradas criminosas, por usarem dinheiro não tributável de doações para aumentarem seus patrimônios. Mas o que a igreja católica faz há SÉCULOS é diferente disso??

    ResponderExcluir
  2. doar dinheiro para igrejas não me convence! Deus nunca bateu na porta da minha casa ou me mandou carta pedindo dinheiro, doação...
    O Senhor tem outras formas de cobrar!

    http://sangueegostosuras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. cara eu nao dou dinheiro para as igrejas.

    ResponderExcluir
  4. Na ultima edição da bíblia eles mudaram para vocês, agora não podemmudar de novo senão todos descobrem que esse livro não é a obra de Deus mas sim, (Como diz o Constantine ) é a obra EDITADA de Deus.
    Acho importante esse assunto, mas é triste mesmo ver as instituições cada vez mais ricas e o povo só tomando no rabo.

    Sobre a disputa das TVs...a globo não aceita perder cara, é um fato antigo. Não que o pessoal da IURD seja gente boa, pelo contrário.

    Agora..tem uma porrada de igrejas evangélicas que acreditam que tudo que não é deles e sim do mundo não presta, então é umapena que não percebam o quão importante pode ser um ato ecumênico para a manutenção da paz e o respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  5. Ah o anonimo ai de cima sou eu!

    Diogo
    (Deu pau no nome - URL do outro comentario!)

    ResponderExcluir
  6. Eu também recuso-me a doar algo à igreja. Triste realidade, mas é o jeito. abraço

    ResponderExcluir
  7. cada um vai dar conta do que faz, de um jeito ou de outro, respeito as pessoas que dão o dizimo pq é pra manter as igrejas que apesar de tudo fazem um excelente trabalho na africa por exemplo onde o percentual de aideticos diminuiu notavelmente
    mas o que todo mundo sabe fazer msm é criticar tudo que acha que é errado
    eu n sou fiel da casa da moeda, mas q o trabalho dele é melhor do que o governo que pega nosso dinheiro e passa no rabo isso é

    ResponderExcluir
  8. Vocês deveriam respeitar a fé e a Palavra de Deus, pelo menos, como respeita-se como os educados respeitam o patrimônio público. Sejam sensatos...respeite o ponto de vista dos outros.

    ResponderExcluir
  9. nao daria dinheiro pra igreja,pois eles pegam pra eles.
    pois conheço uama historia q um pastor entrou na igreja pobre por uns dias e saio rico.

    ResponderExcluir

Última Palavra

Eu não recordo qual foi a última palavra nem a última frase que você disse antes de partir... Eu não sei se isso é normal, mas sempre perco ...