quarta-feira, 5 de maio de 2010

Palácio Tiradentes - MG - Maior prédio suspenso do mundo

O Palácio Tiradentes, projetado por Oscar Niemeyer, é considerado uma das obras mais ousadas do arquiteto em 70 anos de carreira. A edificação, com quatro pavimentos, é o maior prédio suspenso do mundo, com um vão livre de 147 metros de comprimento e 26 de largura. O engenheiro José Carlos Sussekind, responsável pelos cálculos do prédio, destaca o ineditismo do projeto. "Ele não tem nenhum apoio. É um prédio único, pois tem quatro andares, é envidraçado e de concreto armado. Fora do país não temos referências de projetos semelhantes, pois os arquitetos ainda não se atreveram a tanto. As referências que temos são projetos do próprio Oscar Niemeyer feitos no Brasil, como o prédio da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, que tem um vão de 40 metros, e o Museu Nacional de Brasília, com uma cúpula de 80 metros. E em São Paulo temos o MASP, projetado por Lina Bo Bardi, com um vão livre de 80 metros".

A futura sede do Governo de Minas abrigará cerca de 300 funcionários que trabalham na Governadoria, Vice-governadoria e Gabinete Militar. Além dos quatro pavimentos, o prédio é formado por subsolo e pilotis, totalizando 21 mil metros quadrados de área construída. Em seu interior, conta com um salão de 1.200 metros quadrados de área, que será destinado a solenidades oficiais, biblioteca e serviços de apoio.

O prédio foi construído sobre 30 pilares metálicos provisórios, que permitiram a realização da obra na ordem natural, do primeiro pavimento até a cobertura. Com a retirada dos pilares, o edifício passou a ser totalmente sustentado por 30 tirantes, formados por três conjuntos de 12 cabos de aço. Os cabos estão presos em 15 vigas de concreto de 20 metros de comprimento e 3,4 metros de altura, localizadas na parte superior, e apoiadas em dois grandes pórticos paralelos de concreto armado. De acordo com o engenheiro João Eduardo Dutra, coordenador das obras da Sede do Governo, a estrutura do prédio foi concebida para suportar uma carga de até 34 mil toneladas.

Antes da fase de acabamento do prédio, teve início o processo de transferência gradual da carga dos pavimentos – até então aplicada nos pilares provisórios – para os cabos de aço, sustentados pelos pórticos e pela cobertura do prédio, o que deixou o prédio suspenso. O processo de migração das cargas durou 30 dias e foi minuciosamente monitorado pelos engenheiros e técnicos responsáveis. Contra as ações do vento, a estabilidade do bloco de concreto suspenso é garantida com o apoio das passarelas de acesso, que fazem ligação com a torre de elevadores e com o heliponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última Palavra

Eu não recordo qual foi a última palavra nem a última frase que você disse antes de partir... Eu não sei se isso é normal, mas sempre perco ...